cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Dissertation Writing service Buy Dissertation Online Cheap dissertation writing Cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing Essay Writing Service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap essay writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing DQV divulga atividades referentes ao Setembro Amarelo | Portal SUGEP

DQV divulga atividades referentes ao Setembro Amarelo

Por: Marina Mendes (Odontóloga, SIAPE 3849390 ) e Luana Amaral (Psicóloga, SIAPE 1676222).

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a única causa de mortalidade que não teve redução no número de casos nos últimos 50 anos. Porém, mesmo que o assunto ainda seja tabu, a divulgação de informações sobre o tema é uma das principais formas de combater o problema. As nações precisam se mobilizar para implementar ações eficazes. Segundo a OMS, apenas 38 países têm programas nacionais de saúde e políticas eficientes de prevenção ao suicídio.

No Brasil, a Campanha Setembro Amarelo foi criada em 2015 por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com o Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão. Dada à relevância, o Ministério da Saúde, por meio da  Portaria n°1271 de 06/06/14, define as tentativas de suicídio e o suicídio como agravos de notificação compulsória imediata em todo o território nacional. O que indica a necessidade de acionamento imediato da rede de atenção e proteção para a adoção de medidas adequadas a cada caso.

Para a prevenção, é fundamental estar atento a possíveis sinais de alerta. Entre esses sinais estão o aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas; preocupação com a própria morte ou falta de esperança; expressão de ideias ou de intenções suicidas. O objetivo do mês de prevenção do suicídio é conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos. O setembro amarelo é um mês de diálogo, que busca deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução.  

Assim como existem fatores de risco, algumas características psicológicas e sociais podem indicar uma diminuição da probabilidade de suicídio entre uma população. Alguns fatores de proteção ao suicídio devem ser observados e estimulados, entre os quais:

  • Autoestima elevada;
  • Bom suporte familiar;
  • Crenças religiosas, culturais ou étnicas;
  • Laços sociais estabelecidos, vida social e lazer;
  • Ausência de doença mental;
  • Capacidade de solucionar problemas...

 

            Em Pernambuco estão previstas diversas ações para divulgação e prevenção por meio da Secretaria Estadual de Saúde e dos municípios.  O CVV atende pessoas em dificuldade pelo telefone 188. A ligação é gratuita e pode ser feita em qualquer horário.

Neste setembro a UFRPE vem desenvolvendo ações de promoção à saúde por meio do Núcleo de Cuidado Humano (NCH) com a campanha “um abraço salva vidas” iniciada em 5 de setembro do corrente ano no IX ENSEDUC. O DVQ abraçou a causa e em parceria com o NCH desenvolve uma agenda de atividades com apresentação de vídeos, roda de conversas sobre a prevenção e melhoria da qualidade de vida.

A campanha do abraço do Núcleo está ocorrendo as segundas, quartas e sextas, em diferentes áreas da sede Dois Irmãos, e nos três turnos. A campanha vem sendo feita por estudantes, técnicos (as) e docentes e as reações estão sendo bem positivas e receptivas. Quem quiser se juntar a esta linda campanha de afeto é só chegar!

Junto a essa agenda afetiva de abraços, o DQV, elaborou uma agenda de atividades com intuito de fazer a comunidade acadêmica refletir sobre esse mês tão simbólico na preservação e respeito à vida.

Ações

Local

Dia

Hora

Responsáveis

Campanha do Abraço

Painel de mensagens e Apresentação de Vídeos Educativos com intervenção sensibilizadora

DQV

16/09

8h30

Atividade sensibilizadora: Marina;

Equipe DQV e Núcleo do Cuidado Humano

Campanha do Abraço

Painel de mensagens

RU

20/09

11h às 13h

Karla, Luana, Rivonylda, Ubiraci, Alice;

E o Núcleo do Cuidado Humano

Campanha do Abraço

Painel de mensagens e Apresentação de Vídeos Educativos com intervenção sensibilizadora

DQV

23/09

8h30

Atividade sensibilizadora: Alice;

Equipe DQV e Núcleo do Cuidado Humano

Campanha do Abraço

Painel de mensagens

Prédio do apoio administrativo; PROPLAN; BC;

27/09

8h

Equipe DQV e Núcleo do Cuidado Humano

Campanha do Abraço

Painel de mensagens e Apresentação de Vídeos Educativos com intervenção sensibilizadora

DQV

30/09

8h30

Atividade sensibilizadora: Luana;

Equipe DQV

Convidar o Núcleo do Cuidado Humano