DQV divulga atividades referentes ao Setembro Amarelo

Por: Marina Mendes (Odontóloga, SIAPE 3849390 ) e Luana Amaral (Psicóloga, SIAPE 1676222).

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a única causa de mortalidade que não teve redução no número de casos nos últimos 50 anos. Porém, mesmo que o assunto ainda seja tabu, a divulgação de informações sobre o tema é uma das principais formas de combater o problema. As nações precisam se mobilizar para implementar ações eficazes. Segundo a OMS, apenas 38 países têm programas nacionais de saúde e políticas eficientes de prevenção ao suicídio.

No Brasil, a Campanha Setembro Amarelo foi criada em 2015 por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com o Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão. Dada à relevância, o Ministério da Saúde, por meio da  Portaria n°1271 de 06/06/14, define as tentativas de suicídio e o suicídio como agravos de notificação compulsória imediata em todo o território nacional. O que indica a necessidade de acionamento imediato da rede de atenção e proteção para a adoção de medidas adequadas a cada caso.

Para a prevenção, é fundamental estar atento a possíveis sinais de alerta. Entre esses sinais estão o aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas; preocupação com a própria morte ou falta de esperança; expressão de ideias ou de intenções suicidas. O objetivo do mês de prevenção do suicídio é conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos. O setembro amarelo é um mês de diálogo, que busca deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução.

Assim como existem fatores de risco, algumas características psicológicas e sociais podem indicar uma diminuição da probabilidade de suicídio entre uma população. Alguns fatores de proteção ao suicídio devem ser observados e estimulados, entre os quais:

• Autoestima elevada;
  • Bom suporte familiar;
  • Crenças religiosas, culturais ou étnicas;
  • Laços sociais estabelecidos, vida social e lazer;
  • Ausência de doença mental;
  • Capacidade de solucionar problemas...

Em Pernambuco estão previstas diversas ações para divulgação e prevenção por meio da Secretaria Estadual de Saúde e dos municípios.  O CVV atende pessoas em dificuldade pelo telefone 188. A ligação é gratuita e pode ser feita em qualquer horário.

Neste setembro a UFRPE vem desenvolvendo ações de promoção à saúde por meio do Núcleo de Cuidado Humano (NCH) com a campanha “um abraço salva vidas” iniciada em 5 de setembro do corrente ano no IX ENSEDUC. O DVQ abraçou a causa e em parceria com o NCH desenvolve uma agenda de atividades com apresentação de vídeos, roda de conversas sobre a prevenção e melhoria da qualidade de vida.

A campanha do abraço do Núcleo está ocorrendo as segundas, quartas e sextas, em diferentes áreas da sede Dois Irmãos, e nos três turnos. A campanha vem sendo feita por estudantes, técnicos (as) e docentes e as reações estão sendo bem positivas e receptivas. Quem quiser se juntar a esta linda campanha de afeto é só chegar!

Junto a essa agenda afetiva de abraços, o DQV, elaborou uma agenda de atividades com intuito de fazer a comunidade acadêmica refletir sobre esse mês tão simbólico na preservação e respeito à vida.

Ações

Dia

Responsáveis

Campanha do Abraço