cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Dissertation Writing service Buy Dissertation Online Cheap dissertation writing Cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing Essay Writing Service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap essay writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing DQV promove movimento "Abril Verde": segurança e saúde no ambiente de trabalho | Portal SUGEP

DQV promove movimento "Abril Verde": segurança e saúde no ambiente de trabalho

Por Joseanne Santana de Gois
Engenheira de Segurança do Trabalho
SSSO/CSS/DQV/PROGEPE

O dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como dia mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (SST), em memória às vítimas de acidente e doença do trabalho e como forma de promover a conscientização sobre as questões relacionadas a SST. Ao longo deste mês, é celebrado o movimento “Abril Verde”, com a adesão e muitas instituições por todo o país. O mês inteiro é dedicado a ações com o objetivo de promover um ambiente seguro e práticas saudáveis no ambiente laboral.

Mas o que é acidente do trabalho, equivalente ao acidente em serviço para o servidor público? É aquele ocorrido com o servidor no exercício do cargo, que se relaciona direta ou indiretamente às atribuições a ele inerentes, provocando lesão corporal ou perturbação funcional ou que possa causar a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

O Brasil é o quarto no ranking mundial de acidentes de trabalho, segundo a Procuradoria Geral do Ministério Público de Trabalho. A cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho e a cada 3h38min um trabalhador perde a vida pela falta de uma cultura de prevenção à saúde e à segurança do trabalho.

E quais são os tipos de acidente de serviço? Trajeto, típico e doença ocupacional.

A informação do acidente em serviço ocorrido com o servidor é realizada através de um documento chamado Comunicação de Acidente em Serviço do Servidor Público - CAT/SP . Trata-se de um notificador que associa informações estatísticas, epidemiológicas, trabalhistas e sociais.

O registro da CAT/SP é fundamental para a análise das condições em que ocorreu o acidente. Dessa forma, será possível intervir na redução ou mesmo no surgimento de novos casos, além de resguardar os direitos do servidor acidentado em serviço.

De acordo com a equipe de Segurança e Saúde Ocupacional (SSSO) do Departamento de Qualidade de Vida (DQV), o mecanismo eficiente para a redução dos acidentes seria o investimento em medidas de segurança e a conscientização do servidor. Ou seja: manter um ambiente de trabalho seguro, através de treinamentos de equipes; realizar manutenções preventivas nas instalações, máquinas e equipamentos e; dispor de um canal de diálogo para sugestões e melhorias do ambiente laboral.

Os servidores/setores da UFRPE que tiveram interesse em aprofundar o tema, que queiram passar por processo de orientação/formação, podem entrar em contato com a Serviço de Segurança e Saúde Ocupacional (SSSO), vinculado ao Departamento de Qualidade de Vida (DQV/PROGEPE).

O contato do SSSO é o (81) 3320 6157.